segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Vygotsky - Teoria socio-cultural




Seminário apresentado por Rosimary Pereira em 11.10.2001.


Estrutura da apresentação do seminário


v  Vida pessoal

v  Linhas principais de estudo

v  Preocupação principal

v  Algumas idéias

v  Aprendizagem e desenvolvimento(ZDP)
   
v  Vygotsky – software educacional

v  Bibliografia


Vida pessoal



Nome completo: Lev Semynovich Vygotsky

Origem judaica, nasceu em 5.11.1896 em Orsha(Bielo-Rússia).

Faleceu em 11.6.1934.

Graduação em Direito(Universidade de Moscou).

Aluno de alguns cursos de história, filosofia e medicina.

Tese de mestrado – um estudo do Hamlet de Shakespeare, que deu origem ao livro Psicologia da arte.
1917 a 1923 – atuou com professor e pesquisador no campo de artes, literatura e psicologia.

1917 a 1924 – sem notícias de publicações.

1924 – grande marco na sua carreira intelectual e profissional .




Suas obras

1936 a 1956 – censuradas
1956 – reedição soviética do livro Pensamento e linguagem.
1962 – publicação do livro Pensamento e Linguagem nos Estados Unidos.



Linhas principais de estudo



v  A crise da psicologia
v  A psicologia da arte
v  Diferenças entre psiquismo animal e humano
v  Problema das deficiência físicas e mentais
v  As Relações entre pensamento e linguagem
v  A evolução da escrita na criança
v  A questão da mediação simbólica
v  As relações entre desenvolvimento e aprendizagem
v  O brinquedo

 

 


O foco de suas preocupações



Foi o desenvolvimento do indivíduo e da espécie humana como resultado
de um processo sócio – histórico.



Principais idéias
(segundo Tereza C. Rego)


1)            Relação indivíduo/sociedade

·         As características humanas não estão presente desde o nascimento do indivíduo, nem são mero resultados das pressões do meio externo. Elas resultam da interação dialética do homem e o seu meio sócio-cultural.


·         Quando o homem modifica o ambiente através de seu próprio  comportamento, essa mesma  modificação vai influenciar seu comportamento futuro.

2)            Origem cultural das funções psíquicas

·         As funções psicológicas especificamente humanas se originam nas relações do indivíduo e seu contexto cultural e social.


3)            Base biológica do funcionamento psicológico

·         O cérebro é visto como órgão principal da atividade mental.


4)            Característica mediação presente em toda atividade humana

·         São os instrumentos técnicos e os signos, construídos historicamente, que fazem a mediação dos seres humanos entre si e deles com o mundo.

·         A linguagem é um signo mediador por excelência.


5)            A análise psicológica deve ser capaz de conservar as características dos processos psicológicos, exclusivamente humanos.



Desenvolvimento e aprendizagem


Para Vygotsky, a aprendizagem e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida do indivíduo.

Nível de desenvolvimento real

·         Referente  as conquistas que já estão consolidadas na criança, ela já aprendeu e domina.
·         Indica os processos mentais da criança que já se estabeleceram.
·         Representa as funções já amadurecidas.

Exemplos: andar de bicicleta,  cortar com tesoura, dominar o teclado.



Nível de desenvolvimento potencial


·         Referente aquilo que a criança é capaz de fazer mediante a ajuda de outra pessoa(adulto ou outra criança).
·         Para Vygotsky, esse nível é bem mais indicativo do desenvolvimento mental do que aquilo que ela consegue fazer sozinha.


Exemplo: uma criança de 5 anos montando um quebra cabeça com ajuda de um irmão mais velho.



Zona de desenvolvimento proximal-ZDP


Exemplo

Considere duas crianças A e B com 10 anos de idade cronológica e 8 anos em termos de desenvolvimento mental.

Pergunta: Ambas têm a mesma idade mental?

Resposta: Sim. A e B conseguem resolver, sozinhas, problemas até o nível de 8 anos de idade.


Outra situação: é proposto às duas crianças problemas em outros níveis com auxílio do professor.

Observa-se que:
Criança A – resolve problemas até o nível de 12 anos.
Criança B – resolve problemas até o nível de 9 anos.

Pergunta: Teriam essas crianças a mesma idade mental?
Resposta: Não.

Conclusão: Apresentam a mesma idade mental do ponto de vista dos ciclos já completados, mas dinâmica de desenvolvimento diferentes.
Essa diferença entre 12 e 8 ou 9 e 8 é chamada por Vygotsky de zona de desenvolvimento proximal.



Definição:


“A zona de desenvolvimento proximal da criança é a distância entre seu desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas e o nível de seu desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.” Vygotsky(1998).



Comentários


-             Segundo Vygotsky, o nível de desenvolvimento mental de um aluno não pode ser determinado apenas pelo que consegue produzir de forma independente, é necessário conhecer o que consegue realizar, muito embora ainda necessite do auxílio de outras pessoas para fazê-lo.

-             A ZDP define aquelas funções que estão em processo de maturação, funções que amadurecerão, mas que estão em estado embrionário.  Essas funções poderiam ser chamadas  de “brotos” ou “flores” do desenvolvimento, ao invés de “frutos” do desenvolvimento. (ver Vygotsky,1998).

-             As atividades indicadas devem estar dentro de certos limites. Algumas tarefas, mesmo com a interferência de outras pessoas, a criança não é capaz de fazer.


Exemplos:

-             palavra cruzada para criança de dois anos.
-             Álgebra para um aluno que não conhece as quatro operações.

Deve-se apresentar desafios e informações cuja utilidade a criança começa a perceber.


-             A ZDP “era mais importante para prever o desenvolvimento intelectual da criança do que a pontuação de QI tradicional.” Veer e Valsiner(1991)

-             “...a análise da ZDP torna-se não só um meio magnífico para o prognóstico do futuro do desenvolvimento intelectual e da dinâmica do sucesso relativo [da criança] na escola, mas também um ótimo meio para a composição de classe...” Vygotsky(1933c/1935,p.49),(apud Veer e Valsiner(1991).

-             “...aquilo que é zona de desenvolvimento proximal hoje será  o nível de desenvolvimento real amanhã – ou seja aquilo que uma criança pode fazer com assistência hoje, ela será capaz de fazer sozinha amanhã.” Vygotsky(1998).



-             Para Vygotsky, as escolas pecam ora porque propõem atividades fora dos limites da ZDP(conceitos e exigências abstratas demais), ora porque não levam em conta sua existência(ensino baseado em apenas materiais concretos e na espera de que a criança esteja pronta para aprender conteúdos mais sofisticados).
(www.educacional.com.br/pais/golssario_pedagogico/zona_proximal.asp).



Exemplos


1)            Uma mãe ensinando um filho a falar.
Ela reage às tendências da criança, incentivado e corrigindo.


2)            Aula de laboratório da cálculo.
O professor cria uma ZDP quando orienta seus alunos na realização de atividades propostas apontando as falhas quanto a digitação, alfabetização do software etc.



Vygotsky  -  software educativo


v  “O desenvolvimento de software educacional guarda uma especificidade própria. Porque é preciso entender como as pessoas aprendem, para transpor este entendimento para o software educacional. Para tanto, torna-se necessário estudar as teorias de aprendizagem.”(Santos,1999).


v  “Os ambientes computacionais de aprendizagem cooperativa podem ser vistos como formas de aplicação dos princípios de Vygotsky – ZDP, cooperação entre os pares , o par mais capaz”.(Santos,1999).


v  Viera(1998) aponta, segundo Vygotsky, recursos tecnológicos que podem funcionar como mediadores de cultura. Estes são: linguagens de programação, os software, a multimídia, as redes, a robótica, o scaner.


v  Perspectiva piajetiana – o computador pode funcionar como uma tela projetiva do pensamento.

Para Vygotsky – essa tela passa a
ser também uma representação do significado do mundo pelo aluno, um   lugar onde ele poderá representar seus dados culturais.(ver Clayton).
v  “Assim os software educativos devem ser ajustados à linguagem dos alunos, determinando a necessidade de serem avaliados segundo padrões vistos não somente sob o ponto de vista do nível de cognição e do valor do feedback, mas segundo padrões culturais do sujeito”. Menezes(1993)(apud Clayton).


v  “...professores e alunos têm papel importante nesta abordagem, cabendo ao computador, como instrumento de cultura, o papel de mediador do processo...”Clayton


v  Segundo Papert, o professor deve promover reflexões sobre as hipóteses do aluno e auxiliá-lo no estabelecimento de relações entre o ocorrido e o pretendido, isto é, adequar suas intervenções ao estilo do aluno e à situação contextual, enfim atuar dentro da ZDP.(ver Clayton)
































Bibliografia

1)CLAYTON, Marcos – A Formação de Recursos Humanos em Informática Educativa propicia a mudança de postura do professor?
Disponível na internet em ww.secrel.com.br/usuarios/mclayton/texto25.htm
Acessado em 30.09.2001.
2)REGO, Tereza C. – Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Editora Vozes.1995
3)SANTOS, Neide – Desenvolvimento de Software Educacional. Abril/1999.
Acessado em 30.9.2001.
4)VIERA, Luciana S. – uso da informática na criação de ambientes integrados de aprendizagem.
Acessado em 30.9.2001.
5)VEER, René Van Der e VALSINER, Jaan – Vygotsky, uma síntese. Edições Loyola.1991.
6)VYGOTSKY,Lev S. – A formação social da mente. Livraria Martins Fontes Editora Ltda.1998.
7)TULESKI, Silvana C. – Para ler Vygotsky: recuperando parte da historicidade perdida.
Disponível na internet em www.anped.org.br/2024t.htm
Acessado em 9.10.2001.

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